sábado, 4 de Junho de 2011

Como se produz, transporta e distribui a electricidade em larga escola ?




Produção e distribuição: A corrente eléctrica em larga escola é produzida nas centrais eléctricas por alternadores. Estes são formados por ímanes muito potentes que se movem a alta velocidade no interior das bobinas com milhares de espiras. Também se usam electroíman em vez de ímanes a rodar no interior de bobinas.
A velocidade de rotação dos electroíman é constante. Efectuam 50 rotações por segundo. Este valor corresponde à frequência da corrente alternada produzida, de 50 Hz.
A fonte de energia que provoca o movimento dos electroíman dos geradores das centrais, pode ser:
- a água, nas centrais hidroeléctricas;

- o fuelóleo, o carvão ou a biomassa, nas centrais termoeléctricas;
- o vento, nas centrais eólicas;
- o calor do interior da Terra, nas centrais geotérmicas;
- as ondas, nas centrais de energia das ondas;
- o urânio, nas centrais nucleares.


Transporte da electricidade: As centrais eléctricas estão, normalmente, a grandes distâncias dos centros populacionais. Portanto, há que transportar a corrente eléctrica através de cabos condutores. Durante o transporte há perdas de energia eléctrica por efeito Joule que é importante minimizar. Para reduzir as perdas de energia é necessário diminuir a intensidade da corrente, o que se consegue fazendo o transporte da corrente eléctrica em alta tensão. Transforma-se a corrente eléctrica que sai do alternador em corrente de alta tensão, fazendo-a passar por elevadores de tensão. Só depois é transportada para às localidades. Junto das localidades, a tensão é de novo reduzida, em fases sucessivas, fazendo-a passar por abaixadores de tensão até atingir o valor adequado às instalações das casas, das fábricas ou dos hospitais. Os elevadores e os abaixadores de tensão chamam-se transformadores. Os transformadores permitem alterar a tensão, ou a diferença de potencial, da corrente eléctrica. O seu funcionamento também se baseia na indução electromagnética, são constituídos essencialmente por duas bobinas de fio condutor em torno de um núcleo de ferro macio. As bobinas têm diferentes números de espirais.

Sem comentários:

Enviar um comentário